quinta-feira, 17 de março de 2011

Pentatônica com Sweep

Sweep
É uma técnica em que se mantém o mesmo movimento da palheta (ou somente para baixo, ou somente para cima), a fim de economizar movimento e esforço físico na execução de notas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o sweep não é utilizado somente em arpejos, mas em escalas e intervalos também.
Veremos a seguir, como ficaria o sweep na escala pentatônica. Mas surge um problema no momento em que observo a distribuiçao da escala pentatônica no braço do instrumento (duas notas por corda), e o sweep tem a necessidade de ter um número ímpar de notas por corda, para poder acontecer um movimento que possibilite a utilização do mesmo movimento na palhetada (ou para cima ou para baixo). Veja.












































Licks com Sweep e Pentatônica

























Obs. 1- Treinem devagar, pois esta atividade exige muitas aberturas, e um pouco de esforço da mão esquerda.
         2- Cuidado com o Sweep nas pestanas para não sujar com distorção, utilizem ou a técnica de palm mute (consiste em abafar as cordas próximo a ponte, com o "carate" da mão direita) ou a técnica de "roll" (consiste em rolar os dedos da mão esquerda- o que esta fazendo a pestana- tocando primeiro com a ponta do dedo, em seguida deitando a pestana e por último levantando a ponta do dedo fazendo com que somente  a parte final do dedo encoste na nota que deve soar).
         3- Cuidado com a palhetada, no sweep uma boa dica seria, assim que você terminar de palhetar uma corda, apoiar a palheta na corda seguinte, isso fará com que você não erre a corda que será atacada pelo mesmo movimento de palheta e não acabe fazendo o movimento que muitos guitarrista iniciantes fazem que é atacar várias vezes com a palheta para baixo em um movimento de sweep para baixo por exemplo.
Fiquem com Deus!!!!

Um comentário: